PROFESSOR DA EBD INFANTIL!




APOSTILA:  JESUS O PÃO DA VIDA!


JESUS E AS CRIANÇAS!


COMO ELE AS VÊ? 



     Quando Jesus chama uma criança para perto de Si e diz que, se não nos tornarmos uma criança não entraremos no reino (Mt 18), Ele está dizendo que vê na criança o melhor do ser humano; que ela tem muitas qualidades que não deveríamos perder, mas que perdemos com o tempo. Em boa parte do capítulo 18, Jesus está nos advertindo para que não deixemos que as crianças percam tais características, pois esta perda vai afastá-las do Pai, e Jesus as quer no centro das atenções, pois elas têm prioridade. 
  No tocante às crianças,  Jesus viu no ensino a gloriosa oportunidade de formar os ideais, as atitudes e a conduta do povo em geral, e referente à criança a bíblia diz: “Instrui a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. PV. 22:6.
Quando os discípulos impediram as crianças de aproximarem de Jesus, Ele os repreendeu dizendo: “Deixai vir a mim os pequeninos,”... Com certeza Ele estava firmando a palavra de Dt 6.6-7 31.12-13 e, conhecedor da natureza humana, Ele sabia da avidez, da simplicidade e confiança da criança ante aquele e aquilo que lhes é ensinado.



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     A IGREJA E AS CRIANÇAS, COMO ELA AS VÊ?


Primeiro, a igreja precisa priorizar a criança. Estamos ali por causa delas, pois estamos construindo um novo paradigma da humanidade, e a melhor forma de fazer isso é educá-las já nesses novos padrões. Assim, elas serão melhores do que nós, pois muitas coisas que o Espírito Santo precisou tirar de nós não precisará tirar delas. Nossa prioridade seria ajudá-las a irem mais longe do que conseguiremos ir. Lamentavelmente, a igreja vê as crianças como um problema, um estorvo. Temos o pensamento equivocado de que elas só dão trabalho, não trazem nenhum retorno.
A igreja de hoje deve se posicionar energicamente quanto ao cuidado com os pequeninos para que eles tenham ambientes e liderança propícia para um crescimento sadio e harmonioso. Tal qual a medida de Cristo.

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 QUE ALIMENTO A IGREJA DEVE DAR A CRIANÇA?

 As crianças pedem pão...  (Pão) - O mini dicionário da língua portuguesa - Cauda Aulete, define pão como alimento a base de farinha, água e fermento, cozido no forno. Alimento, comida, meio de sobrevivência, sustento; 

Toda criança necessita de pão, alimento sólido. Elas necessitam de pão do céu que sustentem sua alma, suas carências, suas necessidades básicas. 

 “Não é preciso que se retirem. Dai-lhes vós de comer.” Mt 14.16

Quando Jesus realizou o milagre da multiplicação dos pães, deparou com problema de fome física, assim como nós, não só física, mas espiritual. A Criança não está faminta por teorias da religião, nem das programações sociais da religião sem Cristo ou qualquer entretenimento, para atraí-los. A Criança está faminta por Jesus.
Só Jesus pode salvar as Crianças perdidas. Em meio à multidão alguém tinha algum alimento.  (E você tem alimento para que Jesus possa usá-lo?) Jesus mandando que se assentasse, tomou os cinco pães e os dois peixes e, erguendo seus olhos ao céu, os abençoou e tendo partido deu aos discípulos, e os discípulos a multidão.


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Qual tem sido o alimento que a igreja tem dado as crianças?    

 A Bíblia – é suficiente para educar, mostrar conteúdo completo e verdadeiro! Elas precisam de alimento sólido que sustentem sua alma, suas carências, suas necessidades básicas. E não “pipoca”, brincadeiras, danças, desenhos, pula-pula, corre-corre. Tem-se em resposta a “Pão ou Pipoca”, uma realidade preocupante quanto ao trabalho desenvolvido em alguns departamentos infantis.
O trabalho com crianças é um ministério específico de cuidado, de apascentar como disse o próprio Jesus quando se referia aos cordeiros, que são os filhotes de ovelhas. “Disse Jesus: Apascente os meus cordeiros” João 21.15.
 Nas classes bíblicas da igreja espera-se que as crianças aprendam verdades Bíblicas, e que sejam ensinadas de acordo com suas necessidades e características próprias da idade. Quantos aos pais, eles são beneficiados através deste ministério, pois podem participar mais ativamente do culto, enquanto suas crianças aprendem em sua própria classe.

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Quem enviarei? e quem há de ir por nós?


            A QUEM A IGREJA DELEGARÁ TÃO SUBLIME MISSÃO?



           Aos líderes competentes e comprometidos,
           Preparados Espiritualmente:  Que seja convertido. Lc 22.32
           Que ame e conheça a Palavra de Deus. Sl 119. 97-104 
           Eles precisam ser profundamente espirituais, aptos fisicamente e     mentalmente e estáveis emocionalmente


 


“Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.
Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará sem dúvida com alegria, trazendo consigo os seus molhos”
(Salmos 126.5 e 6 )







  CUMPRINDO O IDE: EIS-ME AQUI!


         A principal função do professor é servir de modelo para seus alunos, seus discípulos.  (Mateus 28.19,20; Atos 1.8). Pois “o veículo  do ensino mais poderoso, é a pessoa humana, que vive o que prega”. Se você está disposto a servir o Senhor neste ministério, então pode ser um apascentador de crianças, ou seja, pastorear os cordeiros (filhotes de ovelhas). As crianças precisam ter uma referência, por isto, o rodízio de professores não é benéfico. Cada classe precisa de alguém responsável, ou uma dupla, para cuidar e apascentar cada faixa etária, com suas características e necessidades específicas. Assim, estes obreiros serão os apascentadores destes pequeninos, levando-os a si conscientizarem que, mesmo pequenos, podem ser um instrumento nas mãos de Deus, e cumprindo assim ordem de Jesus em Jo 21.15.
As crianças são importantes para Deus. Elas têm uma alma imortal e uma vida inteira pela frente. Elas ouvem e atendem à mensagem do Evangelho mais prontamente do que qualquer outro grupo de pessoas.


 E Lembre-se: O professor é um ajudador para os pais na tarefa da educação cristã, que é a mais importante de todas
                         
    Não nos preocupemos com o que as crianças 


serão no AMANHÃ. Mas focalizemos o que elas

 são hoje.


EQUIPANDO COM ALIMENTOS SÓLIDOS!
 “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais          estar   firmes.”
( Ef. 6.11)


O Quartel é o alojamento do militar. Hoje também chamado de condomínios; nada mais é do que um quartel, os militares estão sujeitos aos Regulamentos e Leis Militares ainda que estejam de folga e nos seus lares; Igreja também é o alojamento ou o Quartel onde os Soldados de Cristo recebem instruções, treinamentos e munições para sair ao campo de batalha espiritual. Efésios 6.10-18 
Lugar onde o soldado recebe a provisão que Deus nos tem dado em Cristo para que obtenhamos a vitória sobre Satanás.
Na Igreja todo o cristão, inclusive a criança recebe junto com a salvação através de Jesus Cristo, uma maravilhosa armadura.
Como não é diferente com todo soldado que sai ao campo de batalha, o soldado cristão enfrentará inúmeras batalhas contra Satanás, e Deus sabe que não possuímos força alguma para vencê-las, nos proveu de um cinto, uma couraça, sapatos que jamais envelhecerão um escudo, um capacete para proteger nossa cabeça, e uma espada. No Quartel igreja, o soldado recebe. Cabe a você usá-lo com excelência!


“A melhor maneira de erguer a criança é nunca deixá-la em baixo. Acredite nelas, invista nelas; crianças são aptas para o que você acredita delas ou nelas.” 


AMOR, AMOR... AMOR ONDE ESTÁS?
"As crianças Pedem Pão e Ninguém os Atende." 
(Lamentações 4:4b)

Jeremias, foi um homem que conheceu a dor de Deus, freqüentemente era chamado de ‘o profeta das lágrimas’. Um homem com uma mensagem severa, mas de coração sensível e quebrantado. Seu sofrimento se tornou mais intenso, quando a sua mensagem foi repudiada por seus amigos e familiares. Foi solitário e rejeitado durante toda a sua vida, contudo não deixou de ser um dos mais ousados e corajosos profetas. Ao escrever Lamentações, o profeta expressou toda a sua tristeza e dor emocional por causa da trágica 
devastação de Jerusalém. O propósito do livro era que o povo tivesse esperança em meio ao desespero, e a olhar para além do juízo daquele momento, para o tempo futuro em que Deus os restauraria.

Em meio ao cerco de Jerusalém, o povo de Israel vivia em miséria extrema; as mães matavam seus filhos e se alimentavam deles. As crianças recebiam tratamento pior do que era dado aos animais. 

 PENSE NISSO!!
Como é o tratamento dispensado as crianças hoje?
Qual é o papel da Igreja e da Família para a formação dos pequenos?
Como os meios de comunicação e a mídia investem, (e com abundante retorno), nesse pequeno, mas consumidor em potencial?
Será que estamos tratando as nossas crianças de modo diferente do que eram tratados naquela época, ou dispensamos o mesmo tratamento?

Essa não será uma das dores de Deus? 
                A forma com que tratamos as nossas crianças?                                 
 Na idade média, a criança era tratada como um adulto em miniatura: vestia-se como adulto, participava dos jogos da vida social, estava exposta a uma vida de promiscuidade que o adulto levava. De Dainville, historiador dos jesuítas e da pedagogia humanista, no livro ‘História Social da Criança e da Família’, de Philippe Ariès, constata: ‘O respeito devido às crianças era, então (no século XVI), algo totalmente ignorado. Os adultos se permitiam tudo diante delas: linguagem grosseira, ações e situações escabrosas; elas ouviam e viam tudo. ’ Os abusos infantis eram freqüentes e encarados com naturalidade.
                              
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CONHECENDO O CAMPO, MISSÃO INFANTIL!


                 
                   Condição atual da criança:

China - o país mais populoso do mundo com 1,3 bilhões de pessoas, impôs sua política de restrição à natalidade em 1979.
Os métodos usados causam muita miséria: os pais, aterrorizados de serem descobertos pelo governo, abandonam e matam seus próprios filhos.
Oficialmente, o governo condena o uso da força ou crueldade para controlar a natalidade. Mas na prática, os encarregados do controle sofrem tanta pressão para limitar a natalidade que recorrem a esquadrões de aborto. Esses esquadrões arrastam as mães "clandestinamente" grávidas e as mantêm em cárcere até se submeterem ao aborto Já houve mães que foram executadas por se recusarem a abortar.

Índia - Em alguns países da África e na Índia, a discriminação contra as crianças é muito grande. Nesses países onde a fome e a miséria fazem parte da rotina da população, primeiro os homens da casa se alimentam depois as mulheres e ‘se sobrar’ as crianças comem assim elas se tornam desnutridas e padecem de fome, muitas são vendidas no mercado negro, para a prostituição.

Brasil - No Brasil, vivemos com uma realidade não muito diferente dos países citados. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas com os dados do IBGE revela que a condição das crianças é pior do que dos idosos, as crianças não têm acesso aos serviços básicos. Mas não é só aos serviços básicos, a criança brasileira vive no meio do lixo e é privada da educação, da saúde, da moradia. Cedo precisa trabalhar para se sustentar e sustentar a família. Em troca de comida, a criança vende balinha no sinal ou se prostitui na esquina.





COMIDA ESTRAGADA, O PÃO ENVENENADO!

CUIDADO!!



Nos últimos anos, alguns movimentos surgiram no Brasil e no mundo, com a proposta de saciar a fome das crianças. Proponho-lhe a refletir sobre cada um desses movimentos, e o convido a perceber como na realidade, estamos tão envolvidos nesses movimentos e como eles se tornaram tão ‘naturais’ que não percebemos o seu poder e a sua influencia no cotidiano da família. 


O primeiro movimento que surgiu foi de "Sedução Sexual".

Quem não se lembra da Xuxa,  Paquitas, Tiazinha, Carla Peres? Os programas de TV, em sua grande parte, incentivam o erotismo das crianças.  A televisão brasileira  esta induzindo a criança a uma erotização inadequada para sua idade e seu estágio de desenvolvimento.

Cerca de 100 meninas, entre cinco e seis anos de idade, que estão sob tratamento no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Estado do Rio de Janeiro. Nessa idade, elas já haviam desenvolvido menstruação, seios e pêlos pubianos. “Além disso, sem terem desenvolvido sentimentos de pudor, elas se masturbavam em público”, conta o médico Luiz César Povoa, que trabalha no Instituto. “Acredito que essa anomalia seja induzida pela televisão, com seus programas infantis, com apresentadoras  erotizadas  e novelas mais ainda, e na publicidade em geral.”

Não é só uma questão moral. “A sexualidade precoce faz com que disparem os casos de gravidez entre crianças de onze e doze anos, alerta a psicanalista Ana Olmo. A maior causa de internação de meninas na faixa etária de 10 a 14 anos na rede pública hospitalar é a gravidez, somada a abortos mal feitos”. Isso tudo, em um país onde a ‘Rainha dos Baixinhos’, faz propaganda, em entrevistas na TV, da produção independente: - teve sua filha  Sasha  sem casamento ou relação afetiva real, com o modelo, ator e empresário Luciano Szafir. 

Será que o público só aceita  Pão  Podre?  ou na verdade as crianças comem do lixo, porque não conseguimos ou somos incapazes de lhes fornecer o alimento saudável para saciar a 


fome  de sua alma?

Buscam uma afetividade real, que está longe de ser dada pelos pais, e acabam recebendo de forma pervertida e ilusória através da TV.


Outro movimento que surgiu para alimentar a 

fome da alma das crianças: é o da violência.


As crianças buscam inconscientemente a proteção, cuidado, segurança.
Daí surgiu alguns programas de TV que incentivam a se tornarem cada dia mais violentas e buscam na violência a sua proteção.

Quem não se lembra do Pokémon, Digimon, desenhos infantis como outros tantos, que valorizam e incentivam a violência. Quando esse desenho foi lançado no Japão, algumas pessoas chegaram a morrer, assistindo - durante a exibição no cinema. 
Aqui, no Brasil, certos filmes são aceitos, não há qualquer censura, e eles penetram livremente em nossos lares como, por exemplo, "Os Cavaleiros do Zodíaco" e "Power Ranger", Pokémon.
O “Movimento Pokémon” incentiva a violência entre os pequenos, procurando trazer de forma equivocada a proteção para o corpo, ‘eu com minha própria força e poder, me protegerei de todo o mal’
.
O Movimento que tem afetado nossas crianças espiritualmente, que chamarei de ‘Movimento Harry Potter’.
Todo ser humano tem fome de Deus, e esse momento no qual estamos enfrentando, onde os pequenos procuram relacionarem-se com Deus, através de magia, feitiços, etc., os tem levado na verdade para longe desse Ser que os criou, e que os ama profundamente.
  E as tem distanciado de Deus, por usar práticas totalmente reprovadas por Ele.
 (Lv. 19:31).


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                               Reagindo aos movimentos!

Vamos ressaltar alguns aspectos que deveriam ser considerados pelos educadores, pais, e igreja, para debilitar a força e influência desses movimentos nas atitudes e na formação das crianças e dos jovens, como:
• Os adultos devem dar o exemplo de atitudes respeitosas, equilibradas, sensatas, suaves, evitando discutir diante das crianças e tratando-as com atenção, afeto, energia, respeito, e claro, sem violência.
• Deve haver uma rigorosa seleção dos programas de televisão a serem assistidos pelas crianças, devido ao grande número de filmes, novelas e noticiários que só transmitem a violência e a deterioração dos valores morais, éticos e espirituais, necessários à formação de indivíduos sadios psicologicamente.
• As crianças precisam ter mais contato com a natureza. A vida na cidade grande é muito árida.                                             

Ficam passivas frente aos jogos eletrônicos, a televisão; prejudicam o desenvolvimento de sua inteligência, de sua psico-motricidade, ficam irritadas e agressivas.
A natureza, por sua vez, acalma, produz um bem-estar interior, amplia a visão de mundo, estimula reflexões sobre a vida, sobre Deus, sobre a criação
• As crianças devem se divertir com brinquedos que não estimulem a sexualidade à violência e nem as levem ao misticismo. 
• Devemos incentivar aos pais a se preocuparem intensamente com os ambientes que os filhos frequentam  Verificar se são ambientes construtivos, que irão enriquecer suas vidas com valores elevados ou se são ambientes destrutivos, que irão contaminar sua saúde psicológica e espiritual.

                                  

POR: JAQUELINE GONZAGA JORGE

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EDUCAÇÃO  CRISTÃ!

Educação verdadeiramente cristã.

"... o que ensina, esmere-se em fazê-lo (Rm 12:7b)."

     Certa vez o professor de um seminário colocou para tocar uma fita para seus alunos. Juntos escutaram a voz de um pregador cativante. No final da fita, o professor pediu que seus alunos avaliassem a mensagem. Eram unânimes que fora um dos melhores sermões que já ouviram. Até que o mestre explicou que o pregador era líder de uma seita que negava a divindade de Jesus. O problema não estava no que o pregador falou, mas no que ele 
NÃO falou. Sua mensagem era anticristã.
Quem precisa de educação cristã? Todos nós!  Pastores, professores da Escola Bíblica Dominical precisam de educação cristã  para proteger suas ovelhas contra os lobos que as atacam. Pais precisam de educação cristã para preparar seus filhos para dias difíceis que poderão vir. João, o discípulo amado do senhor Jesus, alertou: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito: antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo afora” (1 João 4.1). Paulo diz  essa ameaça atingirá proporções gigantescas no fim dos tempos: “Ora, o espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios... pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrario, cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos(1 Timóteo 4. 2 e 3).
Será que você e eu já adquirimos um “radar bíblico” de educação cristã para detectar falsos profetas? Será que o que fazemos na sala de aula é meramente educação, ou educação verdadeiramente cristã? Afinal de contas o que é  educação cristã?

O QUE A EDUCAÇÃO CRISTÃ NÃO É

Ø  Educação cristã NÃO É memorização de fatos e textos bíblicos.
Com certeza a educação cristã INCLUI conhecimentos de histórias e fatos bíblicos: como Davi matou Golias, onde Paulo fez suas viagens missionárias, os nomes das doze tribos de Israel. Saber que a Bíblia protestante tem 66 livros, 1189 capítulos e 31.173 versículos é interessante. E poder citar textos bíblicos de cor pode ter muito valor na luta contra o pecado. Mas os fariseus eram campeões de concursos de EBS (Escola Bíblica Sabatina), sem ter a mínima noção do que era educação cristã.
Todos nós conhecemos pessoas “craques” de Bíblia, mas com vidas fracassadas. O próprio diabo conhece bem a Bíblia, mas nem por isso tem uma educação cristã (veja Tiago 2.19; Mateus 4.6). Conhecimento Bíblico é fundamental, mas não é a essência da educação cristã. Educação verdadeiramente cristã toca o coração, a vida do indivíduo.

Ø  Educação cristã NÃO É moralização.
Ame  a  seu próximo. Não tire o que não lhe pertence. Levante-se na presença dos idosos. Não brigue com sua irmã. Certamente  princípios morais são importantes, e fazem parte da educação cristã. Mas a Bíblia não foi escrita como livro de etiqueta. 

O problema não está nos princípios morais em si. O problema é quando “moralizamos” de uma maneira que seria tão apropriada a uma sinagoga, mesquita, ou igreja mórmon ou evangélica. Uma mensagem ou lição que recomenda moralidade e compaixão sem falar de CRISTO permanece subcristã, mesmo que o mensageiro consiga provar que a Bíblia exige este comportamento.

O QUE A EDUCAÇÃO CRISTÃ É

Certa vez, uma menina em idade pré-escolar tinha de fazer o papel de Maria, mãe de Jesus, numa peça teatral natalina. No inicio, tudo ia muito bem, e “Maria” sorria com satisfação enquanto admirava a boneca na manjedoura. Mas logo os animais, os pastores e outras pessoas encheram o palco, até que ninguém podia ver o berço humilde. A menina, então, levantou a boneca acima da cabeça de todos, onde ela ficou até o final da peça. Depois, quando alguém perguntou por que ela fez isso, a menina declarou: “Todos  estavam tirando seu lugar... eu tinha de levantar Jesus!”
O que é educação verdadeiramente cristã? Numa palavra, educação cristã é educação (ensino, pregação, discipulado) focalizada na pessoa de  CRISTO. Jesus Cristo é o que faz a educação cristã,  cristã! Ele  é o destaque, a distinção entre ensino religioso e ensino cristão. Ele é o ponto central de TODAS as escrituras. Educação cristã se resume a duas grandes lições. Não representam um “plano de aula” mágico para professores, nem uma  fórmula simplista que sempre produzirá o resultado desejado. Mas são elementos que devem estar presentes de alguma forma em todo ensino que se diz “ cristão”.

Ø  A educação cristã expõe a necessidade que o homem tem de Cristo
Não adianta ensinar  princípios morais,se deixarmos a impressão de que o homem será capaz de cumpri-los por si mesmo. Somente a graça de Deus, pelo espírito de cristo, por causa da vida de Jesus em nós,  nos capacita a viver a vida cristã. “Estou crucificado com cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas cristo vive em mim... Cristo em vós, a esperança da glória”
(Gálatas 2.20; Colossenses 1.27). 
Na criação de nossos filhos, nas nossas aulas de EBD, nos nossos púlpitos, temos de expor a carência que o homem tem de Cristo. Sem Jesus, ninguém se salva. Sem Jesus ninguém pode viver a vida cristã.
( João 15.5)
Mas como fazer isso de forma pratica? Como professores  precisamos manter o alto padrão de santidade que Deus estabeleceu, um padrão que visa atingir o coração.
Professores e pastores atingem o coração quando expõem a santidade de Deus e a carência do homem, sempre apontando para a capacitação divina pela a vida de Jesus.

Ø  A educação cristã exalta a solução divina para o homem: a Pessoa de Cristo.
Se nosso ensino somente aponta a necessidade do homem, sem levar à cruz, avançamos na lei sem a graça. Colocamos os ouvintes debaixo da velha aliança, sem contar-lhes o fim da história. Infelizmente, muito do nosso ensino (e muitos 

movimentos subcristãos de hoje) colocam o povo debaixo da lei, como se a cruz e a ressurreição de Cristo nunca tivessem acontecido, e como se eles pelos próprios méritos, pudessem  ser aceitos diante de Deus. A educação cristã leva o descrente até a cruz e o túmulo vazio, e leva o crente à semelhança com Cristo. Essa foi a “filosofia de ministério” do apóstolo Paulo  (Colossenses 1.28,29).
Antes de você dizer “já sabia de tudo isso”, considere as implicações da verdadeira educação cristã. Sei que muitas vezes já ensinamos, em nome da educação cristã, lições que não apontavam para Cristo.
Infelizmente, muitas vezes ficamos empolgados com tudo em nossas  igrejas, menos com CRISTO. A estratégia de satanás  é desviar nossa atenção do que é central, para patinarmos sobre a periferia da nossa fé. Enchemos o calendário da igreja com programas. Envolvemo-nos na política. Seguimos doutrinas estranhas ou marginais farejando anjos (ou demônios ), reivindicando bênçãos, declarando prosperidade, amarrando (ou desamarrando), mercadejando sinais, milagres e poder, tudo em nome de Jesus, mas muitas vezes sem proclamar a Jesus!
( Mateus 7 .22,23).


 
JESUS é a única mensagem da educação cristã. Foi isso que ele mesmo falou aos seus perseguidores religiosos em João 5.39: “ Examinai as escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de mim.” No caminho para Emaús, Jesus repetiu a lição: “E começando por  Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a SEU respeito constava em todas as escrituras”  (Lucas 24.27). o apóstolo Paulo deu esse testemunho sobre o motivo do seu ministério: “Porque  decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado... Porque não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor” (1 coríntios 2.2;  2 coríntios 4.5)

Dentro da Educação Cristã, segundo a nossa visão, a Escola Dominical é relevante porque cumpre  cabalmente o decreto do Senhor e seu principal ideal, conjugando as duas maiores ordenanças dadas por Jesus Cristo, as quais são: evangelizar e ensinar (Mt 28.19,20; Mc 15.15,16). E nesse aspecto, nenhuma instituição de ensino religioso da face da terra está mais habilitada do que a Escola Dominical, ela é a principal agência de Educação Cristã que a Igreja dispõe, contemplando todas as pessoas indistintamente.

QUEM PRECISA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ?
Eu,  você, e nossos alunos. O que é educação verdadeiramente cristã?

LEVANTAR JESUS, EM TODA SUA GLÓRIA, MAJESTADE E PODER.

Que sejamos professores realmente cristãos ao compartilharmos essa mensagem maravilhosa!!! 



UM ENSINO RELEVANTE NA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

"... o que ensina, esmere-se em fazê-lo (Rm 12:7b)."

     O ministério de mestre, daquele que educa, daquele que ensina, irá determinar o rumo daquele que aprende e, por isso, afirmamos que o ensino na EBD é de grande relevância.
O filósofo Espinosa afirmava que a melhor forma para se dominar o homem é mantê-lo na ignorância. Com isso ele queria dizer: "É conveniente ao governo manter o seu povo sem instrução, porque um povo ignorante é facilmente manipulado, dominado."
Se este princípio é válido na política do terceiro mundo, ele não pode ser adotado na Igreja de Cristo. A Igreja Cristã não pode aceitar esta filosofia educacional. Cabe a ela dar prioridade à  educação religiosa. O ensino da Palavra de Deus tem que ser relevante no meio do Seu povo.
O Século XX foi marcado pela tecnologia: muita produção, muita rapidez no serviço. O homem moderno perdeu a visão, o ideal, a paixão, a esperança. Ele vive para gerar recursos de sobrevivência. Na educação secular desapareceu o professor educacional, idealista, para dar lugar ao professor profissional, ativista.
Infelizmente esse perfil profissional adentrou as igreja e o professor da EBD se tornou um ativista  em suas funções, uma pessoa sem tempo, sem ideal, sem esperança.
Como minimizar esse mal que atingiu  as nossas igrejas? Como trazer de volta aquele professor da EBD preocupado com seu aluno global: físico e espírito, corpo e alma? Como trazer de volta o professor que visitava seu aluno doente, seu aluno faltoso, seu aluno aniversariante? Que tinha tempo suficiente para orar com ele e por ele?

 I. DUAS VERDADES INSERIDAS NO TEXTO ÁUREO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ
O texto áureo da educação cristã: "o que ensina esmere-se em fazê-lo", sugere duas verdades:
  1. 1.    A primeira verdade:
"O PROFESSOR DA EBD É UM VOCACIONADO."


Paulo, no capítulo 12 de Romanos, fala sobre o valor dos dons, no serviço prestado na Igreja, e inclui o ensino como um dom concedido pelo Espírito:
"E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres" ( Ef 4:11).
O que ensina precisa ter esta convicção de que foi Deus quem o chamou para esse ministério. O que faz diferença é o dom e é esse dom que fará dele um professor relevante. Dom é algo que vem de Deus, que nos faz viver por paixão.
Para recuperar o sentido vocacional, o professor da EBD  não poderá ser escolhido, apontado pela direção da Igreja. É ele mesmo quem sente o chamado da parte de Deus e  se apresenta à liderança, como um  vocacionado.

É preciso, portanto, repensar e reavivar o dom de mestre, nas igrejas.
2. A segunda verdade:
 "O ENSINO, NA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL,  PRECISA SER RELEVANTE."

 II. UM ENSINO RELEVANTE NA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Queremos deixar três conceitos bíblicos de ensino relevante.
1. PRIMEIRO CONCEITO:
 Ensino relevante é ensino que procede de Deus.
"Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" (2 Tm 3:16).
Não há nada que proceda de Deus que não tenha utilidade. Tudo o que vem da parte de Deus é necessário e fundamental. Na EBD. o único ensino relevante é aquele que procede da fonte genuína: a Palavra de Deus.
Será que o ensino em nossas escolas bíblicas dominicais está atingindo o aluno, com relevância e utilidade?

 2. SEGUNDO CONCEITO:
 Ensino relevante é ensino feito com esmero.
"... e o que ensina, esmere-se em fazê-lo" (Rm 12:7b). 
a.  Ensino com esmero significa gastar tempo no ministério.
Isto não implica em ter que deixar tudo e só se dedicar ao ensino. Não! Gastar  tempo no ministério significa viver  todo tempo com o coração, com a mente, com a vida, voltados para a sua vocação.
Gastar tempo no ministério é viver as dimensões de Deuteronômio 6:6,7:
"Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te."

 b.  Ensino com esmero significa  aplicar-se na formação de caráter.

O ensino verdadeiro não pode estar preocupado somente com a transmissão de informações, de conhecimentos. A maior preocupação do professor deve ser a formação do caráter de seu aluno.
O ensino deve ter objetivos claros e específicos. O professor precisa ter propósitos e fins definidos a atingir. Esse propósito deve ser o de formar, em seu aluno, um caráter forte, íntegro e verdadeiramente cristão.
O ensino na EBD deve ter como objetivo final, levar o crente ao crescimento espiritual, até que ele chegue à medida da plenitude de Cristo, conforme Efésios 4:13,14.

c.  Ensino com esmero significa ensino convincente.
Na Igreja, mais do que em qualquer outro lugar, o ensino não pode ser entediante, cansativo, monótono, neutro. O ensino da Palavra de Deus tem que ser comprometedor, tendencioso, engajador,  envolvente, convincente.
O ensino deve fortalecer as convicções do ouvinte. O professor deve desenvolver no seu aluno convicções muito fortes, de tal maneira que ele se torne um praticante daquilo que ouviu.

3. TERCEIRO CONCEITO:

Ensino relevante é ensino que gera vida.
"... eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10:10).

A palavra ministrada, se não for genuína, gera frieza, cria resistência, endurece corações, alimenta dúvidas, decepciona pessoas.
O professor de Bíblia precisa estar comprometido com a edificação de seu aluno:
- Vida nova, de caráter espiritual, para aqueles que estão mortos em seus delitos e pecados, conforme Efésios 2:1.
- Vida plena e abundante para aqueles que já nasceram de novo, conforme  (João 10:10 )

 III. COMO SE FAZ ENSINO RELEVANTE NA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
 1. Para que o ensino seja relevante é necessário  que ele seja ministrado por professores comprometidos com Deus.

 A peça principal no processo ensino-aprendizagem é  o professor. Ele é o porta-voz, a instrumentalidade de Deus no processo educacional.
"Porque o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavras, mas sobretudo em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós, e por amor de vós"(1 Ts 1:5).
 Este texto nos mostra que:

a) Ensino relevante se faz com o professor que confia a obra da educação à direção do Espírito Santo.
"Porque o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavras, mas sobretudo em poder, no Espírito Santo..."
Nada pode ser feito sem a capacitação do Espírito.

b) Ensino relevante se faz pelo professor que tem convicção do que crê e ensina: "...em plena convicção..."


O professor de Bíblia não pode ser um neófito, um novato na fé, uma pessoa sem firmes alicerces espirituais. Ele tem que ter plena convicção daquilo que ensina e precisa ensinar com a autoridade de quem ensina a Verdade.

c) Ensino relevante se faz com o professor  que encarna a Palavra.
"... assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós..."
A qualidade mais importante de um professor é aquilo que ele é em si. Diz Price que a melhor encarnação para o Evangelho é a pele humana. É a encarnação da Palavra.
Os alunos precisam testificar na vida do seu professor a veracidade das suas palavras.

d) Ensino relevante se faz com o professor  que ama.
"... e por amor de vós."
O verdadeiro ensino só pode ser feito pelo professor que ama: ama o que ensina e ama a quem ensina. O amor empurra o aluno para frente. É o amor de Deus, encarnado em seu Filho Jesus, e evidenciado em seus seguidores, que opera mudanças maravilhosas na vida do ser humano.

 2. Para que o ensino seja relevante é necessário que o professor tenha a Bíblia como livro-texto, sendo fiel a ela e aos seus ensinamentos e doutrinas.
"Fiel é a Palavra e digna de inteira aceitação" (2 Tm 4:9).

O professor precisa:
a) rechear a sua lição de textos bíblicos;
b) rever sempre as doutrinas básicas do Evangelho;
c) incentivar e orientar seu aluno no estudo da Bíblia em sua casa, durante a semana.

 3. Para que o ensino seja relevante é necessário que ele seja feito com excelência.
Excelência é qualidade do que é excelente,  muito bom.
"Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente..."(Jr 48:10).
Serviço relaxado é serviço feito de qualquer maneira.
O mundo atual se prima pela eficácia, pela capacitação, pela excelência.
A Igreja de Cristo não pode ficar para trás. O ensino na EBD não pode ficar arcaico, desatualizado. A vocação não exclui a necessidade de atualização.


 Um ensino excelente inclui:
  • Bom  preparo da lição;
  • Estudo do material bíblico;
  • Uso das ferramentas que auxiliam no entendimento do texto bíblico;
  • Pesquisa em bons livros;
  • Uso de métodos adequados;
  • Treinamento contínuo;
  • Atualização pedagógica.
 CONCLUSÃO:

 Relevância no ensino não é:
  • Uma alternativa;
  • Um luxo;
  • Um detalhe.
Relevância no ensino é:
  • O propósito da Igreja;
  • A razão da Igreja;
  • Ordenança bíblica;
  • Coerência com Deus.
O nosso desejo é que “o Aperfeiçoamento de professores da Escola Bíblica Dominical" leve  todos nós a sermos mais relevantes em nosso ministério de ensinar. Que cada um de nós, participante deste encontro, seja ricamente abençoado e motivado a dar maior importância e maior valor ao nosso ministério: Professores de Bíblia. Os educadores de educação cristã precisam se conscientizar da importância na formação Espiritual desses pequeninos e usar todos os recursos pra ensina-los. É grande a responsabilidade do Professor infantil da Educação Cristã, ele é uma das peças principais na ministração do ensino bíblico. Dele depende, quase sempre, o prazer da criança de retornar aos encontros, pois o dinamismo de seu método contagiará o ambiente de alegria.



                                                                                             Cleilta Rodrigues


Referências

 DAVID MERKH E PAULO FRANÇA, 101 ideias criativas para professores - HAGNUS
GAGLIARD JR, Angelo. Educação religiosa relevante. 3. ed. Rio de Janeiro:
     VINDE, 1997.
PRICE, J.M. A pedagogia de Jesus: O Mestre por excelência. 7. ed. Rio de
    Janeiro: JUERP, 1990.
WARREN, Rick. Uma Igreja com propósito. Trad. Carlos de Oliveira. São
      Paulo: Vida, 1997


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Teste de Auto-Avaliação do Professor

As respostas devem ser marcadas ao lado. No final do teste há um pequeno guia para verificação dos resultados obtidos no teste. Mas não se preocupe com isso agora. Faça o teste primeiro.
Pergunta
Sim
Não
1.     Você incentiva seus alunos a convidarem alunos não crentes para a aula, e tem procurado levá-los a Cristo um por um?
2.     Você tem procurado desenvolver a espiritualidade de seus alunos, e tem sentido a realidade disto, aplicando as verdades bíblicas à realidade deles, e desafiando-os a uma mudança de comportamento?
3.     Você tem orientado e treinado seus alunos quanto aos trabalhos igreja, incentivando-os a fazer o máximo no serviço do Mestre?
4.     Você ora diariamente pelos alunos de sua classe?
5.     Você quando não está doente, é pontual na Escola Dominical, quer chova, faça calor ou frio, para dar exemplo e poder recepcionar os seus alunos?
6.     Você varia seus métodos de ensino durante a aula, usando assim uma combinação deles?
7.     Você começa a preparar a lição no princípio da semana, nem que seja por um quarto de hora diariamente, concentrando-se no objetivo da mesma?
8.     Você sabe controlar um aluno conversador, sem que ele se ofenda?
9.     Você conhece seus alunos pessoalmente? E pelo nome?
10.  Você tem em seu poder uma lista dos seus alunos com os respectivos endereços?
11.  Você visita cada aluno pelo menos uma vez por ano, e visita imediatamente cada um quando falta a partir de duas aulas?
12.  Você localiza a lição nos mapas bíblicos durante o preparo da mesma?
13.  Você trabalha em harmonia com os demais professores e oficiais da Escola Dominical sem intransigência e individualismo, inclusive apoiando o outro professor, ficando na classe, quando você não está ensinando?
14.  Você lê sempre livros, artigos e periódicos sobre pedagogia e educação cristã  e outros que venham a enriquecer a aula?
15.  Você tem uma vida cristã exemplar, de modo que você gostaria que seus alunos fossem como você?
16.  Você preocupa-se em apresentar algo para os alunos verem, utilizando o quadro, cartazes e outros recursos audio-visuais?
17.  Você analisa suas aulas, seus trabalhos, depois de realizados, notando a reação dos alunos e falhas que você porventura tenha cometido? ( Auto-crítica e auto-avaliação).
18.  Você sente-se bem quando seus dirigentes, de modo cortês e cristão, lhe observam, orientam e lhe fazem solicitações?
19.  Você cuida sempre de sua vida espiritual, orando regularmente, lendo a Bíblia, buscando ser cheio do Espírito Santo, e servindo com dedicação ao Senhor?
20.  Você planeja e prepara trabalhos para a classe e os distribui no fim das aulas?

Verificação do Resultado

Cada resposta "SIM", vale 5 pontos. Se você conseguiu de :
80 a 100 pontos - Parabéns! Você é um EXCELENTE professor!
60 a 80   pontos - Você é um Bom professor, mas tem que melhorar.
50 a 60   pontos - Você é um professor Regular. Verifique os pontos falhos e decida melhorar rapidamente, isso diante do Senhor.
Abaixo de 50 - Você é um professor insuficiente. Examine-se diante do Senhor. Você tem que aprender, não ensinar. Decida o que você quer.





























































2 comentários:

  1. vc poderiam fazer esse questionário para os pais tbm seria uma boa reflexão um termômetro para os pais

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  2. Deus seja Louvado Irmã, Que guie-te mansamente a agua tranguila...

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Ti@ Teté

Ti@ Teté
Ministério infantil!!

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