CULTO INFANTIL






Jogos e Brincadeiras

Aqui estão alguns jogos bastante curtos que podem ajudar o seu grupo a plantar o versículo bíblico memorizado em seus corações. Tente usar o 'Momento de Memorizar' durante cada sessão para atrair o interesse das crianças e ajudá-las a lembrar a passagem bíblica. Lembre-se que crianças são observadores passivos. Eles aprendem melhor fazendo!

Jogo 1 - ACERTE O SACO DO FEIJÃO
Idade: Primário
Materiais: Bíblias, folhas de papel, caneta hidrocor, saco de feijão.
Preparação: Escreva as palavras do versículo ou tema nas folhas de papel, uma palavra ou frase curta em cada folha. Espalhe essas folhas misturadas no chão.
Jogo: As crianças revezam jogando o saco de feijão a uma certa distância sobre as folhas de papel. Quando o saco cai sobre uma folha a criança pega a folha em que acertou e segura. Depois que todas as folhas forem apanhadas, ajude as crianças a colocarem na ordem para formar o versículo ou tema, usando suas Bíblias como referência. Repita o jogo quantas vezes o tempo permitir.


Jogo 2 - REPITA O QUE EU DIGO
Idade: Todas
Materiais: Lousa e giz ou folha grande de papel e pincel atômico.
Preparação: Escreva as palavras do versículo a ser memorizado em uma lousa ou folha de papel bem grande. Coloque num local de fácil visualização.
Jogo: Pronuncie a primeira palavra do versículo - as crianças repetem; pronuncie as duas últimas palavras, depois as próximas três etc. As crianças repetem cada jogo de palavras e então repetem juntas o versículo inteiro. Convide as crianças a recitarem os versículos do mesmo modo que você fez, sendo que agora você repete as palavras delas. Convide várias crianças a serem líderes no jogo se o tempo permitir.

Jogo 3 - PASSE A PALAVRA
Idade: Todas
Materiais: Cartões de indice, pincel atômico, rádio com fita cacete ou cd para música.
Preparação: Escreva cada palavra do versículo em um cartão separado. Se for longo, escreva mais de uma em cada. Numere os cartões segundo a ordem das palavras do versículo.
Jogo: Coloque as crianças sentadas em círculo e dê cada um dos cartões para uma criança diferente. Enquanto a música toca, vão passando os cartões; quando a música para, as crianças que estiverem segurando o cartão, leêm o versículo, seguindo a ordem das palavras. Depois que tiverem brincado várias vezes dessa maneira, as crianças que estiverem segurando os cartões virão à frente e organizarão os cartões elas próprias, formando o versículo. Repitam o verso juntos várias vezes.

Jogo 4 - FAÇA UM GESTO

Idade: Todas
Materiais: Lousa e giz ou cartolina e pincel atômico.
Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina. Coloque num papel visível.
Jogo: Senta-se em círculo. Comece o jogo fazendo um tipo de movimento com as mãos enquanto você recita a primeira palavra em voz alta (ou primeira série de palavras) do versículo a ser memorizado. A criança ao seu lado repete seu movimento e palavras, então ela cria um novo movimento enquanto recita a segunda palavra do verso. Continue até que todas as palavras tenham sido usadas. Então repitam o verso todos juntos várias vezes, usando sempre os movimentos com as mãos. (Obs: não é necessário que o movimento represente o significado das palavras)..


Jogo 5 - ESCRITO NO ESPELHO
Idade: Primário
Materiais: Cartões de índice, espelhos, papel, pincel atômico.
Preparação: Escreva cada palavra dom versículo a ser memorizado, de trás para frente em cartões separados com pincel atômico. (Você pode também, se desejar, escrever o versículo em uma cartolina de maneira normal e colocar em um local visível para referência das crianças).
Jogo: Providencie vários espelhos e convide as crianças para se revezarem lendo as palavras através do espelho. Cada criança copia a palavra 'descodificada' que conseguir ler, colocando os versos em ordem.

Jogo 6 - JUNTE-SE A MIM

Idade: Primário
Materiais: Cartões de índice, pincel atômico.
Preparação: Escreva cada palavra dom versículo em um cartão separado. Você pode também, se desejar, escrever o versículo em uma cartolina, da maneira normal e por num local visível, para referência das crianças.
Jogo: De frente para o grupo, cartões atrás de você, segure um cartão em cada mão e nas costas. Uma criança escolhe um dos cartões. Quando a criança pega o cartão, ela fica com ele para ler. Depois que todos os cartões foram distribuidos, as crianças que estiverem com cartões organiza-os para formar o versículo. Repitam o verso várias vezes juntos. Repita o jogo tanto quanto o tempo permitir.


Jogo 7- CHAMANDO VOCÊ
Idade: Todas
Materiais: Bíblia, venda, lousa e giz ou cartolina e pincel atômico.
Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina e coloque num local visível.
Jogo: Repita o versículo várias vezes junto com as crianças, então vende os olhos de uma, que conta até dez enquanto as outras abrem espaço. A vendada fala alto a primeira parte do versículo. Outra crianças estará com a segunda parte do versículo, parada (não pode se mover) em alguma parte da sala. Toda vez que a criança vendada chamar recitando a primeira parte do versículo, a segunda deve responder recitando a segunda parte. Quando ela é encontrada, a parada recebe a venda e a brincadeira continua.

espelho. Cada criança copia a palavra 'descodificada' que conseguir ler, colocando os versos em ordem.

Jogo 8 - PAÍSES PAÍSES!

Idade: Primário
Materiais: Folhas de sulfite A4, canetas, mapa-mundi.
Preparação: Dividir o grupo e duas equipes ou mais. Cada equipe recebe uma folha em branco e uma caneta. De certa distância de cada time está um mapa-mundi.
Jogo: Quando o líder der o sinal, a primeira pessoa de cada equipe corre de costas até o mapa e anota o nome de alguns países. Depois volta e entrega a folha para o próximo da fila. Depois de alguns minutos o líder apita encerrando a brincadeira. Ganha a equipe que tiver o maior número de países anotados.

Jogo 9 - OS ÍNDIOS SE CONVERTERAM

Idade: Qualquer idade
Jogo: Todas as crianças começam a andar aleatoriamente. O líder estará tocando um cântico missionário. Quando a música parar, o líder grita a seguinte frase: "Dois índios se converteram!". Então as crianças rapidamente formarão duplas. A criança que ficar só sairá da brincadeira. Depois o líder irá gritar outros números de "índios que se converteram" e sempre sairá a criança que ficar só. Ganha a brincadeira a última criança que sobrar.

Jogo 10 - POUCO A POUCO
Idade: Qualquer idade
Materiais: Copos descartáveis, 2 baldes ou bacias com água.
Jogo: Divida o grupo em dois times. Cada time forma uma fila. O primeiro jogador de cada time receberá um copo descartável. Perto de cada time estará um balde ou bacia com água. Longe de cada time, a mesma distância para cada time, haverá um balde ou uma bacia vazia. Ao sinal dado pelo líder, um jogador de cada time encherá o seu copo de água, correrá até o balde vazio de seu time e jogará a água dentro dele. Então correrá de volta dando o copo vazio ao próximo da fila de seu time. O jogador continuará até o primeiro time conseguir encher o seu balde com água. Depois do jogo, o líder destaca como a participação de todos foi importante para encher o balde pouco a pouco. Se cada pessoa falar de Jesus Cristo, o mundo irá conhecê-lo pouco a pouco.

Jogo 11 - PASSOU UM CARRO DE PICOLÉ
Idade: Qualquer idade
Jogo: Esta brincadeira é muito amada pelas crianças de Cabo Verde. As crianças ficam em círculos, uma das mãos por cima da mão do colega e a outra mão por baixo da mão do outro colega. Vai-se falando e uma vai batendo na mão da outra: "Pas-sou-um-car-ro-de-pi-co-lé. Qual-é-a-cor-que-vai-es-co-lher?". A criança que tiver a última mão batida terá que escolher uma cor. Então a brincadeira continua dizendo, por exemplo: "A-ma-re-lo-es-t-a-na-su-a-rou-pa!". Se a criança que foi a última a receber o "pa" tiver algo amarelo na roupa, sai. Se não tiver, continua a brincadeira até que todas as crianças saiam e a última que restar for a vencedora.

Jogo 12 - ORAR E PREGAR
Idade: Qualquer idade.
Materiais: Balões de duas cores diferentes, um para representar "oração" e outro para representar "pregação".
Preparação: Os balões devem ser cheios e amarrados nos pés das crianças. Cada criança terá um balão de cada cor amarrado em cada perna.
Jogo: Ao sinal, cada criança tentará explodir o balão do amiguinho e não deixar que estourem o seu. Fale com elas da importância para o missionário de orar e pregar.

Jogo 13 - A MALA DO MISSIONÁRIO

Idade: Qualquer idade
Jogo: Em círculo, as crianças irão "preparar a mala do missionário". Cada criança deverá dizer alguma coisa que o missionário deverá levar na mala, as não pode repetir o que já foi dito. Quem repete, cai fora.

Jogo 14 - QUEM CHEGA PRIMEIRO AO CAMPO?
Idade: Primário
Materiais: Sabonetes, shampoos, escovas de dentes, escovas de cabelo, pentes, cadernos, canetas, roupas, papel, etc. Não pode deixar de ter Bíblias.
Jogo: Cada criança deve escolher o que vai levar e correr para chegar ao local que você marcar que será o campo missionário. Vence quem levar mais coisas dentro do tempo estipulado, sendo que não poderá faltar a Bíblia. Quem não pegar uma Bíblia não terá a mínima chance de ganhar, pois missionário sem Bíblia não é missionário, é turista.

Jogo 15 - COMPRAS NO CAMPO MISSIONÁRIO
Idade: Primário
Jogo: Uma das crianças é o missionário. Ele tem uma lista de compras a fazer. As demais crianças são os vendedores. O missionário não sabe falar a língua porque acabou de chegar ao país e vai explicar o que deseja com gestos. A criança que descobre o que ele quer, toma-lhe o lugar e será o missionário da vez, continuando a fazer as compras. A lista de compras poderia ser assim: 1 pacote de biscoitos redondos, 1 par de sapatos número 37, 1 cadeira dobrável, 1 balde, 1 quilo de tomate, 2 maçãs, etc. Brinca-se até se esgotar o tempo. Pode-se também dividir em equipes e ganha a equipe que mais conseguir adivinhar.

Jogo 16 - VIAGEM DE AVIÃO
Idade: Qualquer idade
Jogo: As crianças vão se sentar em cadeiras, formando um círculo ou em fila. O líder diz: "A viagem vai começar!". Quando disser isso, as crianças devem se levantar e começar a rodar as cadeiras. Uma das cadeiras deve ser retirada. Se quiser cantar uma canção missionária durante este momento, cante. Então o líder diz; "Primeira escala!". Nessa hora todos tem que se sentar. Quem não conseguir, cai fora. Dali um pouco o líder diz: "Vamos continuar o nosso vôo", todos se levantam e uma cadeira é retirada. A brincadeira segue assim até ficar apenas uma criança que será a vencedora.

FONTE :http://ensinandomissoesparacriancas.blogspot.com


*******************************************
culto infantil

Em algumas igrejas o culto Infantil é denominado Cultinho.

A principio, esta expressão surgiu para mostrar que este trabalho é feito para as crianças.A idéia é mostrar que o trabalho de louvor e adoração era específico para as crianças. Mas se pararmos para analisar, esta expressão “cultinho”, nos dá a entender que estamos lidando com coisas inferiores, sobra de culto, culto menor, ou de “culto de mentirinha”, de que estamos brincando.

O Culto á Deus é um grande momento de louvor, adoração e recebimento da Palavra de Deus. e com as crianças não são diferentes.

O Culto infantil é destinado á mostrar as crianças a importância da reverência na Casa de Deus.

Muitas crianças estão por aí “destorcendo” alguns ensinamentos bíblicos porque não foram passadas em linguagem ideais á elas.Por isso devemos estar atentos e abrir nossa visão sobre a importância do culto infantil.

. Você sabe o que quer dizer Culto?

Segundo o dicionário, culto significa Adoração ou homenagem é divindade em qualquer de suas formas, ou seja. o culto é um momento de adoração, seja ela na forma de oração, louvores, ofertas e mensagem bíblica.

Alguns vêem o culto infantil como “show de calouros”, do tipo que uma criança canta e senta , vem outra canta e senta, e assim por diante.

E enquanto uma está louvando ou lendo a bíblia, as outras estão pulando, correndo, brigando e brincando.

Sabemos que não é nada fácil controlar uma certa quantidade de crianças. mas é aí que está a importância da preparação do obreiro de crianças para o organização do culto infantil.

Devemos sempre buscar fazer o melhor para Deus, porque com certeza Ele sempre nos dá aquilo que é melhor para nós.

O culto infantil não deve ser preparado de qualquer maneira, ou de um dia para o outro, nos requer direção e sabedoria de Deus. Devemos pensar em ganhar crianças para Cristo e no seu crescimento espiritual e não em “promover eventos” para apenas mostrar aos pais que o departamento “funciona em suas mãos”.

Lembre-se que assim como os pais saem do culto com a alma regozijando de alegria da presença de Deus, assim também deve sair as crianças.

                                 **********************

Por que fazer culto Infantil?


É mais do que claro que o culto infantil não é mera reprodução do que acontece no culto dos adultos. Se fosse assim, não haveria culto separado para as crianças.

Em algumas igrejas, não existe o Culto Infantil.

Deste modo, podemos perceber que a maioria dos jovens e até mesmo alguns adultos não conseguem “ficar quietos” durante o culto. Isto porque não foram preparadas, não foram aptas as reverências ao cultuar á Deus.

Ë através do culto infantil que mostramos a criança a importância de termos cuidado, e reverência na casa de Deus: como não correr, comer dentro da igreja, brincar no púlpito, andar no momento da pregação ou no momento da leitura bíblica, a importância de ofertar, etc.

Ë indispensável que o pastor dirigente da igreja esteja presente no culto infantil, quando um pastor prega para as crianças, elas passam a admira-las mais ainda, pois é o pastor, uma pessoa muito importante para todos daquela congregação, que está falando para ela.

Em algumas igrejas, não existe o Culto Infantil. Deste modo, podemos perceber que a maioria dos jovens e até mesmo alguns adultos não consegue “ficar quietos” durante o culto. Isto porque não foram preparados, não foram aptas a reverenciar e cultuar á Deus.Fico muito triste quando vejo as pessoas se movimentando a toa na igreja, passeando pra cá e pra lá. Muitas pessoas ficam duas, três horas no cinema pra assistir um filme, ou fica sentado no computador conectado á internet horas e horas, que se bobear esquecem até de comer. E porque três horas de culto ficam com uma sede insaciável ?

Levantam na hora da pregação, de cinco e cinco minutos para ir ao banheiro, beber água e comprar bala...

Tenho certeza que se essas pessoas tivessem sido ensinada desde pequena a cultuar ao Senhor, nada disso aconteceria em nossas igrejas. É lastimável vermos reverência total que se tem na igreja católica, enquanto em igrejas evangélicas é uma conversa tremenda dentro da igreja, que muitas vezes o pastor é obrigado a chamar a atenção no púlpito usando o microfone.

A presença do pastor no culto infantil também mostra para a criança que ela é especial, pois o pastor tem “tempo para ela”.Elas com certeza estarão mais motivadas com isso.

O culto infantil, como dito anteriormente, deve ser uma ponte que encaminha a criança a se preparar para o culto dos adultos e ter a visão de ter a igreja como um santuário.Dentre os aspectos sobre a importância do culto infantil, podemos destacar:

a) Permite uma facilidade para integração das crianças com “o culto dos adultos”

b) Possibilita á criança uma participação direta no culto, seja: lendo a bíblia, tirando oferta, cantando, orando,etc.

c) Cria integração entre o pastor e as crianças.

d) É uma forma didática de ensinar á criança algumas doutrinas importantes, como dízimo, batismo, apresentação de crianças, etc.

e) Dá á criança uma auto-valorização.

Devemos destacar aos pais e membros da igreja a importância da presença deles no culto para essa valorização crescer no coração da criança.Como elas aprenderão a se comportar na igreja com a igreja vazia?

Um outro fato importante de fazermos um culto infantil é o fato de usar a linguagem da criança. A palavra de Deus mal interpretada pela criança pode acarretar sérios problemas quando estiver adulta. Eu conheço um homem que hoje deve estar com 45 anos que se desviou da casa do Senhor quando entrou na adolescência porque um obreiro quando ele era pequeno mandou ele ficar do lado de fora da igreja para um adulto sentar. Isso é um absurdo!!!!

A bíblia diz que “ai daquele que fizer um deste pequenino tropeçar”,



Leia mais: http://flaviagregio.webnode.com.br/culto-infantil/
                                     *********************************************

Dicas Importantíssimas Para o dirigente do Culto:



Dirigir o culto infantil não é somente escolher e cantar com as crianças as músicas,ou fazer “gracinhas”para elas. Louvar com música cantada é somente uma das formas de cultuar.

Há outras maneiras:

· Planeje antecipadamente os períodos do culto onde você pedirá para a congregação se levantar e se sentar.

· Em pé a voz sai melhor, por isso as músicas de exaltação devem ser preferencialmente cantadas em pé. Músicas mais introspectivas, reflexivas, de confissão de pecados, arrependimento… combinam com uma atitude mais introspectiva, sentados ou eventualmente ajoelhados.

· Na escolha da seqüência das músicas, considere essa combinação conteúdo-estilo para que a congregação não fique sentando e levantando continuamente.

· Se quiser explicar a música ou fazer algum comentário, explique a música primeiro e só então peça para a congregação se levantar (não fique falando muito com todos em pé).

· Se a música for nova, cante a 1a vez sentados e se julgar apropriado, que se levantem na 2a vez. Não peça para o povo se levantar para cantar uma música desconhecida

· Use algum texto de adoração, que fale sobre atributos de Deus, que conduza ao louvor.

· A leitura bíblica faz parte da celebração. Não se esqueça que o culto é de todos para Deus, por isso opte pela leitura em uníssono (todos juntos) ou responsiva (o dirigente lê um versículo e a congregação o seguinte).

· As orações normalmente incluídas no culto são: de abertura / invocação, consagração de ofertas, intercessão pelos visitantes, encerramento do período de louvor e intercessão pelo pregador.




Leia mais: http://flaviagregio.webnode.com.br/culto-infantil/

                               ***********************************************
Como Organizar um Culto infantil?


Esta organização deve ser antecipada para não causar tumulto no momento do culto. Você deve abrir a visão da sua igreja da importância deste culto e da participação dos pais.

Como as crianças aprenderão a se comportar na igreja se ela estiver vazia? Ela não assimilará que está havendo um culto,tenho a presença dos pais ,a criança se sentirá motivada.

Antecipadamente, veja as crianças que estarão recebendo oportunidade. Após a escolhe, chame os pais e fale da responsabilidade que a criança terá no momento do culto infantil (muito importante colocar os pais como intercessores), e nunca deixe de ter em mãos a programação do culto, com o nome das crianças que irão participar.Lembre-se que eles são “os donos do culto”, logo, eles que deverão receber as oportunidades do começo ao fim.

Use-as com empenho seja para cantar hinos, leitura da bíblia, louvores, fantoches, teatros, coreografia, auxilio, para segurar visuais, recolher ofertas, etc.

Segue abaixo os procedimentos úteis para a organização do culto infantil:



1)agendar as datas dos cultos infantis de acordo com o calendário da igreja



2)Preparar um bom material ilustrativo e escolher técnicas de exposição do tema de acordo com as necessidades das crianças.

Faça dramatizações utilizando fantoches, sermão ilustrado, louvores e coreografias, ou convite uma pessoa de fora para pregar para as crianças. Todos nós gostamos de novidades, passe ao preletor o tema do culto, ou deixe Deus tocar no coração dele para Ele trazer a Palavra necessária.

3) “Separar” as crianças que estarão participando ativamente do culto e “conversar com os pais”

4)Faça programação do culto:



Oração Inicial com boas vindas

Leitura introdutória

Louvor congregacional

Palavra introdutória feita por uma criança

Oportunidades

Oração pela oferta

Oferta

Conjuntos convidados

oportunidades

Conjunto local

Oração para pregação

Pregação

Oração Final

Sorteio,brincadeiras ou entrega de brindes



5) Ornamente todo local, onde será ministrado o culto, lembre: ornamente de acordo com o tema.



Leia mais: http://flaviagregio.webnode.com.br/culto-infantil

                                          *****************************************



COMO FAZER UM CULTO INFANTIL MAIS DINÂMICO?



Decida um formato.
É necessário ter um pouco de rotina: ajuda as crianças a se sentirem à vontade e anteciparem o que vem depois. Mas,você não precisa ser rígido, nem fazer exatamente a mesma coisa todas as aulas. Varie as brincadeiras, músicas, tenha datas especiais com uma estrutura de atividades completamente diferente.Por exemplo, o seu formato básico poderia ser assim:

1.Cumprimentos: diga "Boa noite! Olá! Como vai?". Cumprimente cada criança pelo nome, sorria, demonstre prazer em recebê-las.Você pode fazer uma chamada como na escola, mas ao invés de cada criança dizer 'presente', para cada dia você terá um tema "hoje quando eu chamar o seu nome, você vai me dizer a sua cor favorita".Ou você pode ter um quadro onde cada um cola um adesivo ao chegar.

2.Música: intercale cantos conhecidos com outros novos (se você só usa cantos novos, as crianças se sentem frustradas  se você só usa os mesmos, fica cansativo. Intercalar cantos que conhecidos com um ou dois novos,é mais interativo).

3.Oração: é importante que as crianças se habituem a orar. Alterne: as vezes um adulto ora; às vezes uma ou mais crianças oram. Faça orações em círculo, de mãos dadas; individuais, cada um na sua; em silêncio ou em voz alta.

4.Introdução ao tema: pode ser uma música, uma brincadeira, uma conversa... Mostre algum objeto que irás parecer na história, pergunte sobre as experiências das crianças sobre o tema da história (por ex.: quem já foi pescar? no dia em que você vai falar da pesca maravilhosa)

5.Tema: pode ser por dia ou pode ser um tema por mês/bimestre com várias histórias e atividades interligadas. É muito importante que você escolha uma forma apenas para apresentar o tema: Conte a história ou faça um jogo ou dinâmica, etc... Depois que você apresentar o tema, dê uma chance as crianças de responderem,assimilarem, trabalharem por si mesmas o conteúdo. Isso pode ser uma conversa ou como descrito abaixo.

6.Resposta ao tema: pode ser arte, trabalho escrito, jogo. Dê oportunidade às crianças para que recontem a história nas suas próprias palavras ou de que respondam ao tema com expressão artística. Veja mais sobre isso nas Dicas "Como lidar com atividades artísticas" ou nos Trabalhos Manuais.

7.Encerramento: com oração, bênção e envio. Você precisa terminar o dia; é muito importante dar um fim claro às atividades, demonstra respeito, não só a Deus e às atividades que você preparou como às crianças.

8.Despedida: Faça deste um momento agradável e informal. É neste momento que você conversa com os pais, diz eles o que os filhos fizeram durante o dia, elogia um bom comportamento e a participação. Dê uma atenção também as crianças, diga que você gostou que elas vieram e que gostaria de vê-los novamente no próximo domingo. Quem sabe algumas vezes você prepara um suco com biscoitinhos e promove um rápido papo para integração das famílias.

Varie!
Faça um jogo para ver se todos sabem os nomes uns dos outros;
Traga instrumentos musicais para as crianças acompanharem o canto (chocalhos, triângulos e coquinhos todos podem usar);
Traga um CD com o play back das músicas ou com a história do dia;
Conte a história: usando fantoches; usando flanelógrafo; usando objetos; usando livro; outra só com a sua voz e gestos.
Monte um teatro, jogral ou encenação (com as crianças ou com os pais e avós para contar a história);
Não conte história alguma: faça uma dinâmica de grupo ou brincadeira que leve as crianças a pensar sobre o tema do dia ou sobre o que o texto bíblico quer dizer (isso funciona melhor com crianças acima dos 8 anos);
Promova uma festa, talvez com os pais junto. (fizeram recentemente uma Noite do Pijama na minha comunidade e as crianças vieram para uma atividade no fim da tarde de sábado; dormiram em sacos de dormir e colchonetes no salão comunitário, com alguns pais e voluntários para tomar conta; tomaram café da manhã lá mesmo e participaram do culto de domingo);
Convide as crianças para orarem; Dê diretrizes: cada um vai falar 'obrigada por...' e depois 'Deus abençoe...');
Envolva as crianças na bênção: existem inúmeras cantigas simples e versinhos, como: "Deus te abençoe  - cada um coloca a mão sobre a cabeça do vizinho; "Deus te proteja" - cada um coloca a mão sobre os ombros do vizinho; "Deus te dê a paz" - as pessoas se abraçam (se estiver fazendo isto em círculo, é só passar o braço na cintura do vizinho e espremer o círculo em direção o ao centro).
Saia da sala de aula. Vá para o jardim (cuidado que é mais dificil manter a atenção!) ou para a igreja, ou mesmo para a cozinha (desde que não esteja sendo usada para mais nada).

Vá com calma!
Não adianta querer usar todas as sugestões acima no mesmo dia. Escolha uma para cada encontro, ou escolha uma por mês para experimentar. Use aquelas que você gostar com mais frequência, mas não tenha medo de testar uma ou outra novidade.

Divida o trabalho
Faça um "banco de talentos" - descubra o que as pessoas gostam de fazer. No nosso grupo de professores, duas são excelentes músicas; outras duas são boas contadoras de histórias; uma terceira tem uma voz doce que sempre acalma aquela criança que está chorando e as mais jovens tem energia para correr e brincar! Faça um rodízio entre as pessoas;se você trabalha em duplas, tente alternar as duplas.Descubra também outras pessoas que podem ajudar na comunidade. Um senhor da nossa igreja reformou as cadeiras pequenas e preparou uma mesa na altura certa. Um artesão poderia fazer um flanelógrafo , ou um palco para fantoches; e outra pessoa poderia trazer e cuidar das plantas em frente às salas de aula.
Ore, ore, ore...

fonte: Pesquisando na net.
*********************************************************************************


PARA O CULTO INFANTIL
A PALAVRA É:













****************************************



SEMÁFORO DA PONTUALIDADE 

"CULTO INFANTIL"
 OLÁ DIRIGENTES DO CULTO INFANTIL, PARA CHAMAR ATENÇÃO DAS CRIANÇAS COM RESPEITO AO HORÁRIO DE CHEGADA NO CULTO , CRIAMOS O

 "SEMÁFORO  DO CULTO INFANTIL" 
A MEDIDA QUE FOREM CHEGANDO CADA CRIANÇA GANHA UM CARTÃOZINHO NAS CORES DO SEMÁFORO, ISTO É DE ACORDO COM O HORÁRIO QUE CHEGAREM NO CULTO, NO FINAL DO TRIMESTRE A CRIANÇA QUE TIVER MAIS SINAL VERDE GANHA UM BRINDE!

ANEXO SEGUE MODELO:



IMPRIMA ESTAS CARINHAS   RECORTE E ENTREGUE A CADA CRIANÇA,E ELAS COLOCARAM EM UMA CAIXINHA NA SUA RESPECTIVA COR.   
FAÇA UM SEMÁFORO GRANDE E COLOQUE NA PORTA DA IGREJA NO HORÁRIO DO "CULTO INFANTIL "
TEM SIDO UMA BENÇÃO AS CRIANÇAS ESTÃO CHEGANDO CEDO NA IGREJA E O CULTO PODE ENCERRAR NO HORA CERTA!

UM ABRAÇO!

Ti@ Teté

Ti@ Teté
Ministério infantil!!

Minha família! minha herança!!

Seguidores